terça-feira, 16 de outubro de 2007

Lado podre do Japão


O governo da Australia disponibilizou no Youtube uma campanha em favor das baleias. Pedindo aos países "incluindo os nossos amigos japoneses" que parassem de caçar baleias. Com legendas em japones, o ministro do Meio Ambiente australiano Malcolm Turnbull questiona no vídeo: "Poderia imaginar o planeta sem estas magníficas criaturas?"
Veja o video: http://br.youtube.com/watch?v=dGsWgeAsYOQ
Malcolm Turnbull defende o debate público e pela CIB (Comissão Internacional Baleeira). A CIB solicitou que o Japão suspenda a ''captura com fins cientícificos''.
Nos mercados é bastante comum carne de baleia, é servida também na merenda e ração pra animais, em 2005 foi inventado o hamburguer de baleia numa lanchonete japonesa, e ainda em show, no mes junho uma baleia foi estripada em cerimonia pública. Aproximadamente 30 homens esquartejaram o animal. Sua carne foi frita e servida para as crianças. Isso pra perpetuar a tradição de 400 anos. Essa notícia saiu na BBC Brasil.
Os argumentos japoneses são milhares, por exemplo: a comparação com a Índia onde não comem carne por uma guestão de cultura e os países que comem carne de cachorro (Coréia, China e outros países asiaticos), o desiquilíbrio ambiental: muitas baleias de uma determinada especie (?). Entre outros.
Para estudos, o Japão é responsavel pela morte de 2.000 baleias por ano, sua cota. A Islandia também tem abominavel habito.
A Noruega é o único país que autoriza a pesca comercial da baleia.
Mas a brutalidade japonesa não para por aí. Todo ano ocorre o massacre de golfinhos. Milhares de golfinhos e pequenas baleias são confinados e assassinados com ganchos e lanças.
Assista o vídeo (é cruel):
http://www.glumbert.com/media/dolphin

Um país altamente desenvolvido como o Japão (e também Islandia e Noruega) não necessita de recursos como esses para sobreviver.
Fica claro que o Japão não é único país que mata animais para ''pesquisa cientifica'', comercio, prazer ou crueldade.
O costume de destruir a vida por cultura, tradição, sobrevivencia ou moda (casacos, bolsas...) existe em todo o mundo.




Os países contra são liderados pela Australia, Nova Zelandia, EUA e UK.
Brasil, Argentina e Alemanha também se opõem contra a caça na CIB.



http://www.seashepherd.org/
http://www.seashepherd.org.br/

0 Comentarios: